UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIDADE ACADEMICA

FACULDADE DE DIREITO

LINHA DE PESQUISA / ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Teoria e Filosofia do Direito

NOME DO DOCENTE

Jose Ricardo Ferreira Cunha - -

CATEGORIA

CARGA HORARIA

60h(sessenta horas)

CREDITOS

04(quatro)

NOME DA DISCIPLINA / DIA / HORÁRIO

Grupo de Pesquisa T.21

5ª feira

10:00h

DISTRIBUICAO DE CARGA HORARIA
TIPO DE AULA

Teorica

Pratica

CARGA HORARIA

60h(sessenta horas)

CREDITOS

04(quatro)

TOTAL 60h(sessenta horas) 04(quatro)
PRE-REQUISITOS

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DISCIPLINA DO CURSO

Mestrado acadêmico e Doutorado


EMENTA

Na década de 1960 o movimento Cinema Novo, de forma invertida, busca no espaço do sertão compreender a modernização brasileira ou seus limites. Em Deus e o Diabo na terra do sol, Glauber Rocha recorre a alegorias para fazer ver, nas intermediações entre o absoluto e o relativo, entre messianismo e banditismo, o drama ético do “(sub)desenvolvimento”. O presente curso se insere no campo de estudos Direito e Cinema, e busca através das reflexões glauberianas pensar as tensões entre justiça, lei e violência no Brasil. Ementa: 1 – Imagens do Brasil: o cinema novo, a formação de imagem sobre o povo e o sertão como margem/fronteira da modernização; 2 – Alegoria ou Representação: o drama Barroco em Walter Benjamin; 3 – Euclides da cunha, a descoberta dos sertões e o contraplano da República; 4 – Deus e o diabo na Terra do sol de Glauber Rocha e a reflexão do Brasil pelas alegorias do sertão; 5 – Os movimentos messiânicos no Brasil, a busca por justiça e o enunciado da libertação; 6 – A existência da violência entre o absoluto e o relativismo – o niilismo brasileiro; 7 – Estética da Fome de Glauber e o como fazer o mundo ver o Brasil.

BIBLIOGRAFIA

BENJAMIN, W. Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1986. KAMIR, Orit. Por que ‘Direito e Cinema’ e o que isso realmente significa? Uma Perspectiva. Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol.12, N.04, 2021, p. 2997-3030; XAVIER, Ismail. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Brasiliense, 1983;______. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo e cinema marginal; São Paulo: Cosacnaify, 2012; SCHMITT, C. Catolicismo romano e a forma política. Lisboa: Hugin, 1998; CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Ubu editora, 2016; WEFFORT, Francisco. Formação do pensamento político brasileiro. Ideias e Personagens. São Paulo Ática, 2006 . LAPOUJADE, D. Deleuze, os movimentos aberrantes. São Paulo: N-1, 2015; NIETSZCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

OBSERVACOES GERAIS

Esse GPI será conduzido pela Profa. Clarissa Naback, que faz estágio de pós doutoramento no PPGD sob a supervisão do Prof. José Ricardo Cunha.